Oferta da EJA
Nunca é tarde demais para (re)começar!
O que é a EJA? A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino exclusiva para estudantes que, por algum motivo, tiveram que abandonar os estudos ou que não tiveram acesso à escola.
Quem pode participar? Para se inscrever no Ensino Fundamental, o estudante deverá ter a idade mínima de 15 anos e no Ensino Médio, 18 anos.
Quantas vagas serão ofertadas? Para 2022, serão ofertadas 39 mil vagas. Dessas, 37 mil são para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) regular e duas mil são para a EJA Profissional.
Quais as formas de ofertas existentes na Rede Estadual?
EJA noturna: com oferta do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, contendo o Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território – PIPAT
EJA diurna SEJA Mais: com oferta do Ensino Fundamental e Ensino Médio, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras
EJA Profissional: com oferta do Ensino Médio Integrado à um Curso Técnico ou de Qualificação Profissional, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, no noturno e diurno.
Centros de Educação de Jovens e Adultos - CEEJAs e NEEJAs: oferta da EJA semipresencial, por meio da instrução personalizada com atendimentos presenciais no noturno e diurno e na plataforma http://ceejavirtual.sedu.es.gov.br/
EJA em Prisões: ofertada em turmas das Unidades Prisionais vinculadas às Escolas Referência e Exclusivas, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, no turno diurno e noturno
EJA na Socioeducação: ofertada em turmas das Unidades Socioeducativas vinculadas às Escolas Referência, de forma presencial, com aulas de segundas às sextas-feiras, no turno diurno.
Quais municípios ofertam a EJA Regular e EJA Profissional? A relação das Escolas Estaduais participantes e municípios estão disponíveis neste link.
SE LIGA!
Para se inscrever na modalidade EJA Regular ou Profissional, assim como realizar a rematrícula ou pedir transferência de escola, é preciso acompanhar a chamada pública anual e procurar a escola mais próxima de você.
Mas, caso você tenha dificuldades em se matricular pelo site, procure a escola mais próxima de sua residência.