Planejamento Estratégico e Cadeia de Valor

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico foi iniciado em 2019 para os quatro anos seguintes. Naquele momento, foi revisada a identidade institucional da Sedu (missão, visão e valores), definidos os desafios estratégicos e projetos prioritários, bem como estabelecidos os indicadores e metas para monitoramento dos resultados, com base nos Planos Nacional e Estadual de Educação e no Programa de Governo do Estado.

O resultado foi sintetizado no Mapa Estratégico a seguir, que se tornou o instrumento norteador das ações da Sedu, ferramenta fundamental em momentos de tomada de decisão:

Acesse as diretrizes estratégicas de 2021 aqui.

Acesse as diretrizes pedagógicas de 2022 aqui.

   

Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor é um instrumento de representação do conjunto de processos de trabalho realizados pela organização para atender as necessidades dos usuários.

Em 2021, foi estruturada a Cadeia de Valor da Sedu e, também, sua arquitetura de processos. A partir dela, tem-se a tradução da missão da Sedu em macroprocessos, permitindo uma visualização sistematizada das atividades que são realizadas na Secretaria visando o alcance da missão e dos desafios estratégicos traçados no planejamento estratégico. Para uma visualização mais dinâmica, a arquitetura de processos é apresentada na forma de painel interativo.

O resultado da sistematização das atividades traduzidas em macroprocessos, foi sintetizado na Cadeia de Valor abaixo:

Complementar à Cadeia de Valor da Sedu, foi desenvolvida também a arquitetura de processos, que é a listagem de todos os processos que a organização realiza estruturados de forma hierarquizada, o que proporciona uma visão de interrelação entre as atividades que são executadas e as áreas que as realizam, na perspectiva da unidade SEDU.

Acesse a arquitetura de processos aqui.

Acesse o documento com a metodologia utilizada pela SEDU para a elaboração da Cadeia de Valor e da Arquitetura de Processos aqui.